sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Principais conceitos e grandezas físicas envolvidas no projeto do robô-gladiador

Atualizado em: 15/10/2018 (segunda-feira)
Atualizado em: 28/09/2018 (sexta-feira)

O projeto do robô gladiador envolve, principalmente, conceitos físicos da mecânica, como os de velocidade1, aceleração2, energia3, trabalho4, força5 e quantidade de movimento6, e de eletricidade7, como corrente8, cargas elétricas e seus movimentos9 e circuitos elétricos e seus elementos10. Por conseguinte, envolve principalmente as grandezas físicas conhecidas como distância11, massa12, tempo13 e corrente elétrica14 e as grandezas derivadas, como, por exemplo, força15 (massa multiplicada pela distância e dividida pelo tempo ao quadrado).

1. a velocidade em que o robô se move.
2. taxa em que ele muda sua velocidade.
3. a energia química está sendo transformada em elétrica, que, por sua vez, está sendo transformada em energia cinética e sendo parcial e inevitavelmente dissipada em energia térmica.
4. energia transferida pela aplicação de força dos motores sobre as rodas durante o deslocamento.
5. aplicação de força dos motores sobre as rodas.
6. uma vez que o robô é composto por uma determinada quantidade de matéria e se move em uma determinada velocidade, pode-se dizer que ele possui determinado momento ou quantidade de movimento, conceito que pode vir a ser útil em uma competição na qual um robô venha a "digladiar" com outro robô.
7. como em tudo que envolve o sistema elétrico.
8. movimento ordenado de elétrons. No nosso caso, através de quatro fios de cobre condutores.
9. como nos fios do nosso projeto, devido à diferença de potencial elétrico.
10. afinal, um circuito elétrico será utilizado para movimentar o robô.
11. medida de separação de dois pontos (conceito útil à objetos em movimento).
12. é uma medida direta da oposição que um corpo oferece à mudança em seu estado de movimento.
13. O tempo é uma "grandeza física diretamente associada ao correto sequenciamento, mediante ordem de ocorrência, dos eventos naturais; estabelecido segundo coincidências simultaneamente espaciais e temporais entre tais eventos e as indicações de um ou mais relógios adequadamente posicionados, sincronizados e atrelados de forma adequada à origem e aos eixos coordenados do referencial para o qual define-se o tempo." Essa grandeza nos é útil para medir a velocidade de deslocamento do carrinho, por exemplo. [Einstein, Albert - A Teoria da Relatividade: sobre a teoria da relatividade especial e geral (para leigos) - L&PM Editores - Porto Alegre, RS - 2013. ISBN 978-85-254-2850-9 (pag. 34-40)]
14. vide nota 8.
15. vide nota 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário