quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Relatório

1. Objetivo do trabalho:

          Construir um robô gladiador que respeitasse as dimensões fornecidas* pelo professor** capaz de realizar uma volta em oito*** e apto a combater outros robôs na competição por ele organizada.

*. Disponíveis em: https://www.dropbox.com/s/3gwe4hm544w1xst/robo_construção.doc?m
**. Fornecidas via: http://fisicaidesa3.blogspot.com/2018/05/robo-gladiador-2018-como-fazer.html
2. Procedimento de construção:


3. Fotografia do projeto final:


*Alterações para melhor desempenho ainda podem ser feitas.

4. a. Dificuldades:

1. Fazer com que o CD direito girasse quando o motor estivesse ligado.
2. Colar as rodas ao chassi.
3. Compreender o circuito elétrico.

4. b. Soluções:

1. Adicionar fita isolante ao CD, o que não foi suficiente. Por isso, foi colocado um elástico preso à dois parafusos (um no chassi e outro na suspensão) para aumentar o atrito entre o motor e o CD.
2. Tentar diversas vezes alterando a distancia entre o papelão e o chassi e a quantidade de cola quente. Foram realizadas 12 tentativas para as duas rodas. 
3. Requisitar assistência de um profissional da área que esclarecesse o sentido do fluxo de elétrons e a função dos jumpeamentos.

5. Principais conceitos e grandezas físicas envolvidas no projeto do robô gladiador:


6. Testes realizados:

https://g2fisica.blogspot.com/2018/09/testes-iniciais-adaptacoes-e-selecao-do.html
https://g2fisica.blogspot.com/2018/10/prova-do-oito.html
https://g2fisica.blogspot.com/2018/09/relatorio-completo-de-construcao-do.html - "[...] foi realizada a primeira Prova do 8, na qual o grupo obteve um tempo de aproximadamente 13,5 segundos, ficando em segundo lugar. O tempo demasiado longo foi atribuído ao pedaço de fio excessivamente curto que foi deixado solto durante a prova e à falta de atenção do piloto."

7. Escolher um físico brasileiro importante, mencionar seu trabalho e alguma relação com o robô-gladiador:

          Ernst Wolfgang Hamburger (08/06/1933-04/07/2018) foi um físico, divulgador científico e professor da Universidade de São Paulo conhecido principalmente por seu trabalho de divulgação e popularização da ciência, pelo qual recebeu o título de Cidadão Paulistano em 2013, além do prêmio Kalinga, da UNESCO, em 2013, a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico e o Prêmio José Reis de Divulgação Científica. 
          Ernst graduou-se em Física na USP, especializou-se em Física Nuclear e Eletrônica em São Paulo e tornou-se PhD na University of Pittsburgh. Trabalhou com diversos aceleradores, como o cíclotron, em Pittsburgh, e o eletrostático e Betatron em São Paulo. Ele também foi Diretor e Conselheiro da SBF (Sociedade Brasileira de Física) e da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).
         Grande parte das suas pesquisas envolveu uma grandeza física fundamental para o projeto do robô-gladiador: a corrente*, que, gerada pelas quatro pilhas associadas no suporte, faz com que o robô seja capaz de seja capaz de mover-se. Ao transformar a energia química em elétrica, o motor passa a girar, o que faz com que as rodas girem e, por conseguinte, o robô acelere.
          O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática, apoiado pela Fapesp, criou um vídeo em homenagem à Ernst W. Hamburger disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bpzeIMp_6A8

*. Movimento ordenado de elétrons.

Para mais informações sobre Ernst W. Hamburger, visite: http://www.abc.org.br/membro/ernst-wolfgang-hamburger/.

8. Conclusão do trabalho:

         O robô-gladiador foi concluído e cumpriu os objetivos descritos acima, possuindo as medidas fornecidas pelo professor e sendo capaz de fazer a volta em oito e "digladiar" com outros robôs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário